UMA GRANDE AMIGA ESTA TODA FELIZ COM A PRÁTICA DO SPINNING.
FUI CONFERIR NA AQUA SPORT E CONFESSO QUE AINDA NÃO TENHO DISPOSIÇÃO...,
MAS ME INTERESSEI PELO ESPORTE E DIVIDO COM VOCÊS MINHAS CURIOSIDADES
O esporte foi apresentado por JOHNNY G SPINNING (45 anos) e consiste em um programa de treinamento cardiovascular, sem competição, que respeita individualidade de aptidão física, praticado sobre uma bicicleta estacionária. Seu criador, nascido na África do Sul, lançou o método oficialmente para o fitness americano em 1995, depois de vivenciar quase 200.000 kilometros de pedal. O Programa foi lançado oficialmente no Brasil em Julho de 2000. O treinamento JGSpinning promove uma conexão ímpar do trabalho físico e mental, com forte componente filosófico. As aulas são chamadas de “sessão treino” , visando o objetivo de cada aluno individualmente, apesar do trabalho em grupo.
“ O corpo segue a mente “ - ensina Johnny G. JGSpinning não é uma simples “malhação” na bicicleta. Uma aula JGSpinning apresenta dois componentes: um físico e um mental. O componente mental é sempre mais difícil, pois traz à tona sentimentos às vezes ligados à conquistas , às vezes à derrotas. A chave do Programa é encarar-se , vivenciando pensamento, sentimentos e emoções , através de 40 minutos de concentração de cada aula .
“ Numa aula JGSpinning você deve literalmente “viajar” de pedal, pois este treino veio da vivência em estradas de verdade, quase 200.000 quilômetros de pedal, por mais de 40 anos. JGSpinning não é ciclismo “indoor” . Não foi criado em uma sala de aula. Não é ginástica sobre bicicleta.
“ Numa aula JGSpinning você deve literalmente “viajar” de pedal, pois este treino veio da vivência em estradas de verdade, quase 200.000 quilômetros de pedal, por mais de 40 anos. JGSpinning não é ciclismo “indoor” . Não foi criado em uma sala de aula. Não é ginástica sobre bicicleta.
O Programa é simples mas bem detalhado. As aulas devem ser estruturadas em períodos de treinamento, de acordo com etapas de condicionamento, propostas como “Zonas de Energia”. Cada aluno deve ser informado das normas de segurança, antes de cada aula e devem trazer consigo uma garrafa de água,um monitor de freqüência cardíaca, uma toalha e vestimenta apropriada .
Cada uma das cinco “Zonas de Energia “ do JGSpinning, atua em diferentes faixas de batimentos cardíacos, promovendo trabalho aeróbico e para os mais aptos, anaeróbico. As músicas devem ser selecionadas especificamente para cada aula, levando-se em consideração as características do grupo e o horário de aula. Pode-se aplicar desde new age, world music, até rock e pop music.
Equipamentos - O aluno para fazer uma aula confortável deve levar equipamentos individuais tais como: garrafinha para água ou isotônico, toalhinha, bermuda própria para ciclismo (acolchoada) e se possível usar o monitor cardíaco. Para os mais exigentes, as bicicletas de spinning permitem a troca simples do pedal convencional pelos automáticos com sapatihas (tipo Look) e o selim pode ser trocado na hora por um de gel.
Freqüência do Treinamento - O bom senso, sugere de três a quatro vezes na semana deixando os outros dias para fazer atividades complementares. Até mesmo o professor deve evitar ministrar mais de uma aula por dia. Ele é de carne e osso e o bom estado físico e emocional são ferramentas de trabalho.
:: CONTRA INDICAÇÕES ::
Ficam por conta dos portadores de algumas cardiopatias do tipo enfarto do miocárdio, embolia pulmonar, hipertensão arterial e problemas graves articulares ou musculares. O aluno deve ser incentivado a fazer as avaliações funcionais incluindo o teste de esforço. Seguindo todas essas recomendações, é só curtir essa atividade que é uma das mais vibrantes e que mostram resultados a curto prazo.
Fonte :www.saudenarede.com.br
adorei
ResponderExcluirOlá, bom dia! Gostaria de conversar sobre publicidade. Caso lhe interesse, peço que entre em contato com o e-mail: caiovictorbr@gmail.com. Desde já agradeço a sua anteçãO!
ResponderExcluir