quinta-feira, 18 de março de 2010

Funcionários da Ampla em Itaperuna recebem capacitação para combater a Dengue

A Prefeitura de Itaperuna realizou  este mês uma palestra de capacitação para que os funcionários da Ampla instalados na cidade saibam combater a Dengue. O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde do município Aurélio Carneiro orientou mais de 20 funcionários que trabalham na área de manutenção da parte elétrica na zona rural.
De acordo com o coordenador, os funcionários capacitados serão multiplicadores de informações.
“A proposta é treinarmos estes funcionários que trabalham em contato com o público para prestarem orientações aos moradores e demais trabalhadores do local sobre a eliminação de criadores, que deve ser um hábito diário, com ações simples como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água. Cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, explicou Aurélio.
Prevenção é o melhor remédio
Embora o período de maior proliferação do mosquito transmissor da doença tenha passado, a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Itaperuna alerta que o período ainda é preocupante. “Não devemos parar. Devido as alterações do tempo este trabalho segue intenso durante o ano inteiro e inclui uma série de medidas para eliminação de criadores, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença”, explicou o coordenador.
A Vigilância Ambiental em Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Em dias alternados, os agentes de saneamento, através do NICES, também se fixam em locais públicos como as escolas e unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à Dengue.
Orientação nas escolas
Com o retorno às aulas a Secretaria de Saúde desenvolve atividades em salas de aula para que os alunos da rede municipal de ensino recebam informações sobre a Dengue. As escolas interessadas em receber orientações podem agendar palestras na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3824-8775.
A população também pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue na Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3824-6293 ou 3824-2765.

Fonte: DECOM Itaperuna





FERIADO COM ENCONTRO EM RAPOSO - RJ

VOCÊ QUER FAZER SPINNING? SAIBA DETALHES....

UMA GRANDE AMIGA ESTA TODA FELIZ COM A PRÁTICA DO SPINNING. 
 FUI CONFERIR  NA AQUA SPORT E CONFESSO QUE AINDA NÃO TENHO DISPOSIÇÃO...,
MAS ME INTERESSEI PELO ESPORTE E DIVIDO COM VOCÊS MINHAS CURIOSIDADES 

O esporte foi apresentado por JOHNNY G SPINNING  (45 anos) e consiste em  um programa de treinamento cardiovascular, sem competição, que respeita individualidade de aptidão física, praticado sobre uma bicicleta estacionária. Seu  criador,  nascido na África do Sul, lançou o método oficialmente para o fitness americano em 1995, depois de vivenciar quase 200.000 kilometros de pedal. O Programa foi lançado oficialmente no Brasil em Julho de 2000. O treinamento JGSpinning promove uma conexão ímpar do trabalho físico e mental, com forte componente filosófico. As aulas são chamadas de “sessão treino” , visando o objetivo de cada aluno individualmente, apesar do trabalho em grupo.
“ O corpo segue a mente “ - ensina Johnny G. JGSpinning não é uma simples “malhação” na bicicleta. Uma aula JGSpinning apresenta dois componentes: um físico e um mental. O componente mental é sempre mais difícil, pois traz à tona sentimentos às vezes ligados à conquistas , às vezes à derrotas. A chave do Programa é encarar-se , vivenciando pensamento, sentimentos e emoções , através de 40 minutos de concentração de cada aula .
“ Numa aula JGSpinning você deve literalmente “viajar” de pedal, pois este treino veio da vivência em estradas de verdade, quase 200.000 quilômetros de pedal, por mais de 40 anos. JGSpinning não é ciclismo “indoor” . Não foi criado em uma sala de aula. Não é ginástica sobre bicicleta.
O Programa é simples mas bem detalhado. As aulas devem ser estruturadas em períodos de treinamento, de acordo com etapas de condicionamento, propostas como “Zonas de Energia”. Cada aluno deve ser informado das normas de segurança, antes de cada aula e devem trazer consigo uma garrafa de água,um monitor de freqüência cardíaca, uma toalha e vestimenta apropriada .
Cada uma das cinco “Zonas de Energia “ do JGSpinning, atua em diferentes faixas de batimentos cardíacos, promovendo trabalho aeróbico e para os mais aptos, anaeróbico. As músicas devem ser selecionadas especificamente para cada aula, levando-se em consideração as características do grupo e o horário de aula. Pode-se aplicar desde new age, world music, até rock e pop music.
Equipamentos - O aluno para fazer uma aula confortável deve levar equipamentos individuais tais como: garrafinha para água ou isotônico, toalhinha, bermuda própria para ciclismo (acolchoada) e se possível usar o monitor cardíaco. Para os mais exigentes, as bicicletas de spinning permitem a troca simples do pedal convencional pelos automáticos com sapatihas (tipo Look) e o selim pode ser trocado na hora por um de gel.
Freqüência do Treinamento - O bom senso, sugere de três a quatro vezes na semana deixando os outros dias para fazer atividades complementares. Até mesmo o professor deve evitar ministrar mais de uma aula por dia. Ele é de carne e osso e o bom estado físico e emocional são ferramentas de trabalho.
:: CONTRA INDICAÇÕES ::
Ficam por conta dos portadores de algumas cardiopatias do tipo enfarto do miocárdio, embolia pulmonar, hipertensão arterial e problemas graves articulares ou musculares. O aluno deve ser incentivado a fazer as avaliações funcionais incluindo o teste de esforço. Seguindo todas essas recomendações, é só curtir essa atividade que é uma das mais vibrantes e que mostram resultados a curto prazo.

Fonte :www.saudenarede.com.br

NASCEU ARTHUR


É COM GRANDE CARINHO QUE ESTE BLOG PARABENIZADA A COMPETENTE DRA. FLAVIA GODINHO PELO NASCIMENTO DO LINDO DAVI.
ESTIVE NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAHY E  VI A GRANDE  FELICIDADE DA FLAVINHA !!!
O MAIOR AMOR DO MUNDOOOOOOO!!!!!
FOTO HOJE , SÓ DA LEMBRANCINHA...
QUEM VAI POSTAR A PRIMEIRA FOTO DO ARTHUR É A MAMÃE...
BJS

terça-feira, 16 de março de 2010

BREVE PARA ITAPERUNA E REGIÃO - VAGAS LIMITADAS

CURSO DE INICIAÇÃO EM LOCUÇÃO PROFISSIONAL

AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
KIT ESTUDANTE
CERTIFICADO
 CADASTRO DE VOZ
PRODUÇÃO DE CD

AGUARDE

segunda-feira, 15 de março de 2010

GRIPE SUÍNA -PARTE 2

Gripe suína: vacina vai chegar nas clínicas particulares só em abril. Na rede pública, a campanha já começou

A vacina contra a gripe suína na rede privada não deve chegar às clínicas de vacinação antes de abril. Se seu filho tem até 2 anos, dê a vacina no posto de saúde. Se ele tem entre 3 a 19 anos, você vai precisar esperar, sim. Uma das maneiras de proteger seu filho indiretamente é você tomar a vacina – se tiver entre 20 a 39 anos, possuir doença crônica (uma das listadas pelos Ministério da Saúde) ou estiver no grupo dos idosos. Isso se chama efeito rebanho: a criança não estar vacinada mas, como as pessoas que vivem com ela estão, ela acaba sendo protegida também.

O atraso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi causado porque os laboratórios ainda não enviaram à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos um documento solicitando a taxação do produto (ou seja, quanto ele vai custar). O único que recebeu liberação para vender para a rede privada foi a Sanofi Pasteur. CRESCER entrou em contato com o laboratório. Eles responderam que “toda a prioridade da Sanofi Pasteur foi atender à demanda do setor público (no caso, o Instituto Butantã) pela vacina H1N1. No momento, a empresa também está trabalhando para trazer a vacina trivalente, com o H1N1, para atender a demanda do mercado privado, que deve chegar ao Brasil no final de abril”. A empresa disse também que está preparando um dossiê com a atualização das três novas cepas incorporadas à vacina (os novos sorotipos que protegem contra o H1N1) para entregar à Anvisa – seria uma exigência e é um procedimento comum. A Anvisa não confirmou a informação.

O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização. O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização.

Novas regras para o Oseltamivir (Tamiflu)
A partir deste ano, você poderá comprar o Oseltamivir (Tamiflu) na rede pública de saúde desde que apresente a receita médica - que terá validade de cinco dias e ficará retida na farmácia. O medicamento também será distribuído gratuitamente em postos e hospitais definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde e nas 560 unidades do programa Farmácia Popular.