quinta-feira, 18 de março de 2010

Funcionários da Ampla em Itaperuna recebem capacitação para combater a Dengue

A Prefeitura de Itaperuna realizou  este mês uma palestra de capacitação para que os funcionários da Ampla instalados na cidade saibam combater a Dengue. O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde do município Aurélio Carneiro orientou mais de 20 funcionários que trabalham na área de manutenção da parte elétrica na zona rural.
De acordo com o coordenador, os funcionários capacitados serão multiplicadores de informações.
“A proposta é treinarmos estes funcionários que trabalham em contato com o público para prestarem orientações aos moradores e demais trabalhadores do local sobre a eliminação de criadores, que deve ser um hábito diário, com ações simples como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água. Cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, explicou Aurélio.
Prevenção é o melhor remédio
Embora o período de maior proliferação do mosquito transmissor da doença tenha passado, a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Itaperuna alerta que o período ainda é preocupante. “Não devemos parar. Devido as alterações do tempo este trabalho segue intenso durante o ano inteiro e inclui uma série de medidas para eliminação de criadores, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença”, explicou o coordenador.
A Vigilância Ambiental em Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Em dias alternados, os agentes de saneamento, através do NICES, também se fixam em locais públicos como as escolas e unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à Dengue.
Orientação nas escolas
Com o retorno às aulas a Secretaria de Saúde desenvolve atividades em salas de aula para que os alunos da rede municipal de ensino recebam informações sobre a Dengue. As escolas interessadas em receber orientações podem agendar palestras na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3824-8775.
A população também pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue na Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3824-6293 ou 3824-2765.

Fonte: DECOM Itaperuna





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visite
Volte sempre
Bjs
Márcia Rios