terça-feira, 6 de abril de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
Infecção pelo Citomegalovirus (CMV)
O Citomegalovirus (CMV) pertence à
família dos herpesvírus; é muito comum; infecta aproximadamente a metade da população
de adultos jovens nos EUA. Raramente causa problemas sérios, exceto em pessoas que tenham
seu sistema imunitário comprometido e nas gestantes, dado seu poder de interferir na
formação de órgãos e tecidos fetais. É encontrado na saliva, urina e outros fluidos
corpóreos como o sêmen, secreções vaginais, podendo, portanto, ser transmitido nas
relações sexuais. Também pode ser transmitido facilmente por outras formas de contato
físico como, por exemplo, o beijo. Como os outros herpesvirus, o CMV, após a infecção,
permanece no organismo, normalmente em estado inativo, podendo ser reativado em
determinadas situações.
Sintomas
Em adultos saudáveis, o CMV não produz
normalmente nenhum sintoma ou sinal. Algumas pessoas podem apresentar sintomas semelhantes
a um quadro de mononucleose infecciosa como, por exemplo, enfartamento ganglionar, febre,
mal-estar, dores articulares e cansaço, além de aumento de volume do fígado e/ou do
baço e erupções cutâneas; estes sintomas e sinais tem evolução autolimitada.
Diagnóstico
O teste ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent
Assay) pode ser usado para detectar anticorpos no sangue. Vários outros testes
sangüíneos podem sugerir uma infecção por CMV, mas nenhum faz o diagnóstico de
certeza.
Complicações
Quando ocorre a transmissão vertical do
CMV, ou seja, a transmissão da gestante para o feto, principalmente durante o primeiro
trimestre de gravidez, há uma grande possibilidade da criança nascer e se desenvolver
com retardamento mental, cegueira, surdez, paralisia cerebral, epilepsia. Quando o CMV é
adquirido, ou se reativa, nos indivíduos imunocomprometidos, pode provocar doenças
graves. Nos portadores do HIV são mais comuns o comprometimento do sistema nervoso
central, do trato digestivo (colite, esofagite), hepatite, pneumonia e retinite, que pode
levar à cegueira.
Tratamento
Atualmente estão sendo testadas novas
drogas antivirais que poderiam ser eficazes contra a infecção pelo CMV.
Prevenção
Com o objetivo de reduzir o risco da
transmissão para o feto, particularmente durante o primeiro trimestre de gravidez, as
mulheres grávidas devem usar preservativos em todas as suas relações sexuais. A
exposição durante a gravidez é considerada a principal causa de infecção pelo CMV em
recém-nascidos. Crianças infectadas antes ou logo após o nascimento eliminam CMV pela
saliva e urina, o que pode ser um fator importante na disseminação do vírus e na
infecção de outras crianças, especialmente quando institucionalizadas.
ARCA DE NOÉ - SERÁ MESMO QUE ESTÁ NO MONTE ARARAT?
A Legendária Arca de Noé
"...repousou a Arca sobre os Montes de Ararat" (Gênesis 8:4)
A Garganta "Ahora", quase uma vez e meia a altura do Grand Canyon - Local exato da localização da Arca
Nossa busca pela Arca de Noé se centraliza neste pico vulcânico, totalmente sem árvores, na fronteira da Turquia e o Irã. O Monte Ararat atinge quase 5.200 metros, cobrindo 38 km².
Esta foto mostra nitidamente "algo" sobre o Monte Ararat.
Em 1883, o governo Turco enviou uma expedição do seu exército ao Monte Ararat visando analisar os estragos causados por um recente terremoto. Esta expidição relatou a descoberta da parte frontal de uma grande embarcação muito antiga a 4.200 m de altitude ! Infelizmente, na mesma época a Teoria de Darwin estava sendo lançada e o assunto sobre a Arca de Noé foi deixado de lado.
Mas uma pergunta fica no ar: "Sendo tão antiga, em que condições estaria a Arca?" Os terremotos que atingem com frequência histórica a região, criou uma enorme fenda no "Ahora", partindo a Arca em dois pedaços.
Uma Parte da Legendária Arca de Noé?Cientistas investigam fortes indícios dos destroços da Arca que salvou Noé, sua família e um par de cada espécie de animal do Grande Dilúvio Universal...Sobre um geleira na Turquia existe um objeto curioso, importante elo com o nosso Passado. Relatos, fotos e estudos científicos dizem que há uma embarcação de madeira com 5 mil anos de idades, com jaulas e estábulos a bordo. Nesta seção, você pode ver imagens e fotos aéreas jamais vistas que trazem novas e supreendentes provas do mistério que reside no topo do Monte Ararat.Por que dúzias de expedições foram até o Monte e voltaram de mãos vazias? Serão os relatos de avistamento da Arca, mera ilusão de fanáticos? Então como explicar pedaços de madeira que foram encontrados no alto desta montanha, distante milhares de quilômetros de uma floresta?Pesquisadores, desobedecendo leis radicais da Turquia, têm explorado as Montanhas do Complexo Ararat à caça da Arca de Noé. Fotos Muito interessantes, mostram anomalias no relevo que podem muito bem se tratar de resto da Grande Nau.Berrossos (Sumo Sacerdote) historiador Caldeu visitou o local em 475 A.C. quando escreveu sobre o fenômeno que testemunhou afirmando que era fácil perceber uma embarcação em repouso no alto da geleira. Arramanus, historiador egípcio de 30 A.C. é autor de uma história da fenícia menciona a existência da arca no monte Ararat. Nicolau de Damasco no mesmo período, foi o biógrafo de Herodes ("O Grande"). Ele falou da aterrissagem da Arca perto do Cume do Ararat e relatou que as madeiras ainda estavam lá... Em meados do Séc.XIX, Frederic Parrot visitou o Monte chegando até o vilarejo de "Ahora". Lá existe o Monastério de São Jacó, onde haviam relíquias da arca. Em Junho de 1840, o Monte Ararat sofreu um terrível terremoto... O Monastério foi destruído e as relíquias foram destruídas...Fonte:www.pilb.t5.com.br/arconoah.htm
terça-feira, 23 de março de 2010
TEMPERO DA ANGELA - DELÍCIA DE BICHINHO EM MINAS GERAIS
Momentos inesquecíveis ´
É a melhor forma de expressar os momentos vividos no distrito de Vitoriano Veloso , popularmente conhecido como Bichinho ( Padro/MG), a 8 Km de Tiradentes.
Conhecer a localidade e sua história é um prato cheio para quem gosta de contos e curiosidades sobre o nosso país.
O artesanato local que desde de 1995 , foi totalmente revitalizá-do graças ao interesse de um grande artista plástico conhecido como TOTI ,também é bastante rico e variado .
O lugarejo é bem pequeno , tem fácil acesso e sem sombra de dúvidas tem o melhor e mais aconchegante espaço gourmet para apreciação da culinária mineira.
Não é espaço de muito luxo, o que alias faz o diferencial que atrai toda semana muitos artistas , mas o carinho desde a recepção até ao preparo dos alimentos é encantador. Tia Angela a proprietária, criou um ambiente "casa da vovó", onde você e sua família entram e vão direto para a cozinha observar e é claro encher os pratos com uma variedade de sabores como feijão tropeiro, tutu, couve, galinha com quiabo, frango ao molho pardo, pernil assado, abobrinha ou mamão batido, angu à moda tradicional e muito mais...
É incrivelmente delicioso estar ali, saboreando as especiarias que são preparadas com temperos da horta de dona Angela, que alias é pura simpatia...
Com certeza vale a pena conhecer e retornar..
Ainda dá água na boca , lembrar o cheiro o torresmo feito na hora...
Um abração para todos do restaurante TEMPERO DA ANGELA...
quinta-feira, 18 de março de 2010
Funcionários da Ampla em Itaperuna recebem capacitação para combater a Dengue
A Prefeitura de Itaperuna realizou este mês uma palestra de capacitação para que os funcionários da Ampla instalados na cidade saibam combater a Dengue. O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde do município Aurélio Carneiro orientou mais de 20 funcionários que trabalham na área de manutenção da parte elétrica na zona rural.
De acordo com o coordenador, os funcionários capacitados serão multiplicadores de informações.
“A proposta é treinarmos estes funcionários que trabalham em contato com o público para prestarem orientações aos moradores e demais trabalhadores do local sobre a eliminação de criadores, que deve ser um hábito diário, com ações simples como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água. Cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, explicou Aurélio.
Prevenção é o melhor remédio
Embora o período de maior proliferação do mosquito transmissor da doença tenha passado, a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Itaperuna alerta que o período ainda é preocupante. “Não devemos parar. Devido as alterações do tempo este trabalho segue intenso durante o ano inteiro e inclui uma série de medidas para eliminação de criadores, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença”, explicou o coordenador.
A Vigilância Ambiental em Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Em dias alternados, os agentes de saneamento, através do NICES, também se fixam em locais públicos como as escolas e unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à Dengue.
Orientação nas escolas
Com o retorno às aulas a Secretaria de Saúde desenvolve atividades em salas de aula para que os alunos da rede municipal de ensino recebam informações sobre a Dengue. As escolas interessadas em receber orientações podem agendar palestras na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3824-8775.
A população também pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da Dengue na Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3824-6293 ou 3824-2765.
Fonte: DECOM Itaperuna
VOCÊ QUER FAZER SPINNING? SAIBA DETALHES....
UMA GRANDE AMIGA ESTA TODA FELIZ COM A PRÁTICA DO SPINNING.
FUI CONFERIR NA AQUA SPORT E CONFESSO QUE AINDA NÃO TENHO DISPOSIÇÃO...,
MAS ME INTERESSEI PELO ESPORTE E DIVIDO COM VOCÊS MINHAS CURIOSIDADES
O esporte foi apresentado por JOHNNY G SPINNING (45 anos) e consiste em um programa de treinamento cardiovascular, sem competição, que respeita individualidade de aptidão física, praticado sobre uma bicicleta estacionária. Seu criador, nascido na África do Sul, lançou o método oficialmente para o fitness americano em 1995, depois de vivenciar quase 200.000 kilometros de pedal. O Programa foi lançado oficialmente no Brasil em Julho de 2000. O treinamento JGSpinning promove uma conexão ímpar do trabalho físico e mental, com forte componente filosófico. As aulas são chamadas de “sessão treino” , visando o objetivo de cada aluno individualmente, apesar do trabalho em grupo.
“ O corpo segue a mente “ - ensina Johnny G. JGSpinning não é uma simples “malhação” na bicicleta. Uma aula JGSpinning apresenta dois componentes: um físico e um mental. O componente mental é sempre mais difícil, pois traz à tona sentimentos às vezes ligados à conquistas , às vezes à derrotas. A chave do Programa é encarar-se , vivenciando pensamento, sentimentos e emoções , através de 40 minutos de concentração de cada aula .
“ Numa aula JGSpinning você deve literalmente “viajar” de pedal, pois este treino veio da vivência em estradas de verdade, quase 200.000 quilômetros de pedal, por mais de 40 anos. JGSpinning não é ciclismo “indoor” . Não foi criado em uma sala de aula. Não é ginástica sobre bicicleta.
“ Numa aula JGSpinning você deve literalmente “viajar” de pedal, pois este treino veio da vivência em estradas de verdade, quase 200.000 quilômetros de pedal, por mais de 40 anos. JGSpinning não é ciclismo “indoor” . Não foi criado em uma sala de aula. Não é ginástica sobre bicicleta.
O Programa é simples mas bem detalhado. As aulas devem ser estruturadas em períodos de treinamento, de acordo com etapas de condicionamento, propostas como “Zonas de Energia”. Cada aluno deve ser informado das normas de segurança, antes de cada aula e devem trazer consigo uma garrafa de água,um monitor de freqüência cardíaca, uma toalha e vestimenta apropriada .
Cada uma das cinco “Zonas de Energia “ do JGSpinning, atua em diferentes faixas de batimentos cardíacos, promovendo trabalho aeróbico e para os mais aptos, anaeróbico. As músicas devem ser selecionadas especificamente para cada aula, levando-se em consideração as características do grupo e o horário de aula. Pode-se aplicar desde new age, world music, até rock e pop music.
Equipamentos - O aluno para fazer uma aula confortável deve levar equipamentos individuais tais como: garrafinha para água ou isotônico, toalhinha, bermuda própria para ciclismo (acolchoada) e se possível usar o monitor cardíaco. Para os mais exigentes, as bicicletas de spinning permitem a troca simples do pedal convencional pelos automáticos com sapatihas (tipo Look) e o selim pode ser trocado na hora por um de gel.
Freqüência do Treinamento - O bom senso, sugere de três a quatro vezes na semana deixando os outros dias para fazer atividades complementares. Até mesmo o professor deve evitar ministrar mais de uma aula por dia. Ele é de carne e osso e o bom estado físico e emocional são ferramentas de trabalho.
:: CONTRA INDICAÇÕES ::
Ficam por conta dos portadores de algumas cardiopatias do tipo enfarto do miocárdio, embolia pulmonar, hipertensão arterial e problemas graves articulares ou musculares. O aluno deve ser incentivado a fazer as avaliações funcionais incluindo o teste de esforço. Seguindo todas essas recomendações, é só curtir essa atividade que é uma das mais vibrantes e que mostram resultados a curto prazo.
Fonte :www.saudenarede.com.br
NASCEU ARTHUR
É COM GRANDE CARINHO QUE ESTE BLOG PARABENIZADA A COMPETENTE DRA. FLAVIA GODINHO PELO NASCIMENTO DO LINDO DAVI.
ESTIVE NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAHY E VI A GRANDE FELICIDADE DA FLAVINHA !!!
O MAIOR AMOR DO MUNDOOOOOOO!!!!!
FOTO HOJE , SÓ DA LEMBRANCINHA...
QUEM VAI POSTAR A PRIMEIRA FOTO DO ARTHUR É A MAMÃE...
BJS
terça-feira, 16 de março de 2010
BREVE PARA ITAPERUNA E REGIÃO - VAGAS LIMITADAS
CURSO DE INICIAÇÃO EM LOCUÇÃO PROFISSIONAL
AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
KIT ESTUDANTE
CERTIFICADO
CADASTRO DE VOZ
PRODUÇÃO DE CD
PRODUÇÃO DE CD
AGUARDE
segunda-feira, 15 de março de 2010
GRIPE SUÍNA -PARTE 2
Gripe suína: vacina vai chegar nas clínicas particulares só em abril. Na rede pública, a campanha já começou
A vacina contra a gripe suína na rede privada não deve chegar às clínicas de vacinação antes de abril. Se seu filho tem até 2 anos, dê a vacina no posto de saúde. Se ele tem entre 3 a 19 anos, você vai precisar esperar, sim. Uma das maneiras de proteger seu filho indiretamente é você tomar a vacina – se tiver entre 20 a 39 anos, possuir doença crônica (uma das listadas pelos Ministério da Saúde) ou estiver no grupo dos idosos. Isso se chama efeito rebanho: a criança não estar vacinada mas, como as pessoas que vivem com ela estão, ela acaba sendo protegida também.
O atraso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi causado porque os laboratórios ainda não enviaram à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos um documento solicitando a taxação do produto (ou seja, quanto ele vai custar). O único que recebeu liberação para vender para a rede privada foi a Sanofi Pasteur. CRESCER entrou em contato com o laboratório. Eles responderam que “toda a prioridade da Sanofi Pasteur foi atender à demanda do setor público (no caso, o Instituto Butantã) pela vacina H1N1. No momento, a empresa também está trabalhando para trazer a vacina trivalente, com o H1N1, para atender a demanda do mercado privado, que deve chegar ao Brasil no final de abril”. A empresa disse também que está preparando um dossiê com a atualização das três novas cepas incorporadas à vacina (os novos sorotipos que protegem contra o H1N1) para entregar à Anvisa – seria uma exigência e é um procedimento comum. A Anvisa não confirmou a informação.
O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização. O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização.
Novas regras para o Oseltamivir (Tamiflu)
A partir deste ano, você poderá comprar o Oseltamivir (Tamiflu) na rede pública de saúde desde que apresente a receita médica - que terá validade de cinco dias e ficará retida na farmácia. O medicamento também será distribuído gratuitamente em postos e hospitais definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde e nas 560 unidades do programa Farmácia Popular.
quinta-feira, 11 de março de 2010
A SAÚDE NA TERCEIRA IDADE - Parte 2
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PROBLEMAS DE DEGLUTIÇÃO?
A deglutição e as alterações causadas pelos fatores secundários...
Com a avançar da idade, muitas pessoas tendem a ter uma variedade de alterações que dificultam a função da deglutição (ato de engolir). Muitas delas são efeitos diretos do envelhecimento, mas boa parte tem origem por enfermidades ou são resultados de medicamentos utilizados para tratar várias condições médicas.
Alguns agentes farmacológicos e condições médicas neurológicas e gerais podem afetar a deglutição.
Entre elas:
- tratamentos de câncer de cabeça e pescoço (Ex: radiação – pacientes que recebem somente terapia radioativa têm dificuldade física em deglutir, principalmente por causa do edema e da inflação na cavidade oral e faríngea)
- uso de fenotiazinas
- diminuição da salivação
- derrame
- trauma de cabeça
- enfermidade de Parkinson
- Demência progressiva (Ex: Alzheimer) etc.
As medicações podem levar a movimentos desordenados influenciando a coordenação da fala, mastigação e deglutição.
No idoso, um ferimento na cabeça, freqüentemente causado por queda, pode gerar uma profunda mudança na deglutição, incluindo diminuição da percepção oral da presença de um bolo alimentar na boca, debilidade unilateral, redução do fechamento da laringe etc.
Todas essas alterações ocasionadas pelos fatores secundários devem ser criteriosamente avaliadas por equipe multidisciplinar afim de que o paciente possa ter qualidade de vida.
Importante: Não mude os hábitos alimentares por conta própria, procure um especialista.
Na próxima semana estaremos abordando os fatores terciários... Esses merecem atenção de TODA FAMÍLIA.
Fonte de auxílio: NETTO.C.R.S – Deglutição nas crianças, no adulto e no idoso.
Dra. Márcia Danielli Rios
Fonoaudióloga – CRFa. 13238 - http://wwwmarciarios.blogspot.com/
Contatos: (22) 88079991 - (22) 3824 3943 – mmwdanielli@gmail.com
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA - Influenza A - H1N1
Foi divulgado o calendário de vacinação contra a Gripe Suína (Influenza A – H1N1) para aplicação no Brasil.
Foram adquiridas pelo Ministério da Saúde cerca de 83 milhões de doses; parte será dedicada ao processo de vacinação, e a outra parte ficará de “reserva” para situações emergenciais no período do inverno de 2010.
Confira o calendário:
De 8 a 19 de março: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, etc) e a população indígena;
De 22 de março a 2 de abril: indivíduos com problemas crônicos com até 60 anos de idade, mulheres grávidas (independentemente do período de gestação) e crianças entre 6 e 23 meses (2 anos) de idade.
De 5 a 23 de abril: pessoas com idades entre 20 e 29 anos;
De 24 de abril a 7 de maio: idosos com doenças crônicas;
De 10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos de idade.
A divisão das doses se dará de forma proporcional em todos os estados brasileiros, de acordo com a prioridade de cada grupo.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS CRÔNICAS SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE?
DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO
Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos):
a. crianças ≤ 10 anos (IMC ≥ 25)
b. > 10 anos e < 18 anos (IMC ≥ 35)
c. adultos ≥ 18 anos (IMC > 40)
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
• Asmáticos (portadores de formas graves - Conforme Protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)
• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, seqüelas de tuberculose, pneumoconioses)
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular)
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico)
• Diabetes mellitus
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral)
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise)
• Doença hematológica (hemoglobinopatias)
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica:
a. Hipertensão arterial pulmonar - b. Valvulopatias -
c. Cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) < 0.40.
d. Cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular (FEVE < 0.40)
e. Cardiopatias congênitas cianóticas
f. Cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea
g. Miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)
h. Pericardiopatias
Orientações para evitar contaminação:
Lavar as mãos frequentemente;
Utilizar lenços descartáveis;
Cubra o nariz e boca ao tossir/espirrar;
Evite tocar com as mãos os olhos, boca ou nariz;
Em caso de sintomas da gripe, procure um médico;
Nunca tome remédios por conta própria.
Fique atento (a) ....
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
Foram adquiridas pelo Ministério da Saúde cerca de 83 milhões de doses; parte será dedicada ao processo de vacinação, e a outra parte ficará de “reserva” para situações emergenciais no período do inverno de 2010.
Confira o calendário:
De 8 a 19 de março: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, etc) e a população indígena;
De 22 de março a 2 de abril: indivíduos com problemas crônicos com até 60 anos de idade, mulheres grávidas (independentemente do período de gestação) e crianças entre 6 e 23 meses (2 anos) de idade.
De 5 a 23 de abril: pessoas com idades entre 20 e 29 anos;
De 24 de abril a 7 de maio: idosos com doenças crônicas;
De 10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos de idade.
A divisão das doses se dará de forma proporcional em todos os estados brasileiros, de acordo com a prioridade de cada grupo.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS CRÔNICAS SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE?
DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO
Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos):
a. crianças ≤ 10 anos (IMC ≥ 25)
b. > 10 anos e < 18 anos (IMC ≥ 35)
c. adultos ≥ 18 anos (IMC > 40)
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar)
• Asmáticos (portadores de formas graves - Conforme Protocolo da Sociedade Brasileira de Pneumologia)
• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, seqüelas de tuberculose, pneumoconioses)
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular)
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico)
• Diabetes mellitus
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral)
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise)
• Doença hematológica (hemoglobinopatias)
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica:
a. Hipertensão arterial pulmonar - b. Valvulopatias -
c. Cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular (fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) < 0.40.
d. Cardiopatia hipertensiva com disfunção ventricular (FEVE < 0.40)
e. Cardiopatias congênitas cianóticas
f. Cardiopatias congênitas acianóticas, não corrigidas cirurgicamente ou por intervenção percutânea
g. Miocardiopatias (Dilatada, Hipertrófica ou Restritiva)
h. Pericardiopatias
Orientações para evitar contaminação:
Lavar as mãos frequentemente;
Utilizar lenços descartáveis;
Cubra o nariz e boca ao tossir/espirrar;
Evite tocar com as mãos os olhos, boca ou nariz;
Em caso de sintomas da gripe, procure um médico;
Nunca tome remédios por conta própria.
Fique atento (a) ....
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde
terça-feira, 9 de março de 2010
Festa para mulher no ESPAÇO LOUNGE
Foi um grande sucesso o encontro realizado pelas queridas Olinda Bukovski e Ana Couto, no mais novo ponto chic de Itaperuna , o ESPAÇO LOUNGE ( Antigo Placar).
O evento beneficiente ,marcou a comemomoração ao DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. Toda renda do evento e mais algumas doações de grandes empresas da cidade ,foram repassadas para o Asilo Santo Antônio dos Pobres, Casa de Apoio ao Câncer e a Instituição do Padre Geraldo.
A noite regada a prosecco e buffet de Simone Tinoco contou com as belas da sociedade itaperunense...
A nossa sempre linda amiga Rejane Travassos estava lá cobrindo todo evento... detalhes todos podem ver assitindo ao Programa ENCONTRO MARCADO - canal 21 TV Itaperuna - sexta-feira a partir das 15 horas e 30 minutos.
Quem também marcou sua linda presença foi a apresentadora Rosangela de Souza , que muito bem conduziu o evento.
Veja agora algumas fotos da noite
Bjs Márcia Rios
Fotos "Paula Brum" - exposição
domingo, 7 de março de 2010
sábado, 6 de março de 2010
AMIGAS FAÇAM UM DIA 08/03 DIFERENTE....
Dê a si mesma
Troque agora mesmo seu
Espalhe seu perfume no ar
Prefira desfilar de
Ouse mostrar o seu decote
Ou quem sabe ouse de lingerie
Não importa como você está
O importante é que você é MULHER e
Quando Deus criou a mulher,
em sua embalagem
colocou uma mensagem....
Era uma mensagem que DIZIA
TODOS os homens deveriam decifrar...
Para ajuda-los (e a nós também)...
Cá está a mensagem todinha decifrada:
"Mercadoria resistente ao tempo
e caso seja danificada
Com o estímulo adequado
Volta a funcionar como funcionava antes".
Acrescentando...
"Mulher é como violino...
Depende de quem toca!!!"
rsrsrsrsrsrsssss
FELIZ DIA DAS MULHERES
Adaptação de parte do
poema de Silvana Duboc,
"Ainda somos boas nisso"
sexta-feira, 5 de março de 2010
ENCONTRO NACIONAL VIVA MELHOR
Tendo em vista o belíssimo trabalho dos organizadores ,o encontro já é um sucesso!!!
Bjs para Rosana - Serginho - Família S&A
Visite o site e saiba detalhes
www.encontrovivamelhor.com.br
Visite o site e saiba detalhes
www.encontrovivamelhor.com.br
SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PROBLEMAS DE DEGLUTIÇÃO?
A deglutição é um ato neuromuscular complexo que consiste em levar o alimento da boca até o estomago. No popular podemos dizer “ato de ENGOLIR”.
É preciso estar atento a este ato , pois a dificuldade de deglutição aumenta com o avançar da idade e as alterações podem, além de tirar o prazer pela alimentação, gerar problemas mais graves de saúde.Os efeitos da idade sobre o mecanismo de deglutição podem ser divididos em:
Primários: o próprio envelhecimento;
Secundários: enfermidades e o uso de medicamentos;
Terciários: alterações por fatores ambientais, sociais e psicológicos.
Hoje vamos abordar os fatores primários- Com o passar dos anos, muitas modificações estruturais vão ocorrendo também nas regiões oral, faríngea e laríngea.
Entre elas podemos destacar:
- Diminuição da força muscular;
- Diminuição dos sentidos de paladar (gosto) e do olfato;
- Aumento de gordura e tecido conjuntivo da língua;
- Redução da força mastigatória;
- Resposta neurológica alterada em tempo e reação, ou seja, pessoas mais idosas requerem progressivamente mais tempo para reagir. Isso não significa dizer que são diferentes nos movimentos complexos, simplesmente mais lentos, por isso respeito é bom e faz bem, pois todos caminhamos para uma melhor idade.
Então se você é ou convive com alguém da terceira idade, procure estar atento a esses sinais primários, pois estas alterações podem ser amenizadas e proporcionar uma vida com qualidade.
Importante: Não mude por conta própria os hábitos alimentares.
Fonte de auxílio: NETTO.C.R.S – Deglutição nas crianças, no adulto e no idoso.
Dra. Márcia Danielli Rios
Fonoaudióloga – CRFa. 13238
Assinar:
Postagens (Atom)